Sobre a Empresa

iBUSCAS Internet Buscas Company

O iBUSCAS é um fornecedor de Serviços de Informação e Internet, com foco de atuação em atividades de Gestão Organizacional que envolvam a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em seus processos. Possui infraestrutura de servidores alocados em Data Center e habilidade para gerenciar diferentes competências, tanto técnicas quanto de gestão de negócio.
A empresa estrutura e implanta, com equipe e tecnologia própria, Sistemas de Informação (SI) que ficam disponíveis e são utilizados diretamente on-line via Internet, os quais representam o elo da existência de seus produtos e da atuação em seus serviços. Quer conhecer mais? Entre em contato.

Quando tudo começou

A empresa foi fundada no ano de 2005 por José Eduardo R Favaretto, profissional empreendedor atuante no setor de TI brasileiro desde 1987. Em seu primeiro ano de vida, o iBUSCAS auxiliou empresas a ativarem suas participações no mundo on-line com a estruturação e implantação de sistemas de comércio eletrônico (e-commerce), aproveitando o potencial da Internet para incrementar os negócios.


A partir de 2006 a empresa finalizou e colocou no mercado um produto inovador, o Voto Eletrônico (www.votoeletronico.com), buscando transformar a rotina de um procedimento de eleição, tradicionalmente realizado presencialmente ou por correspondência via correio (mundo físico, analógico, com voto em papel), em uma metodologia de Gestão de Eleição via Internet (mundo virtual, digital, com Voto Eletrônico).
No ano de 2016 o iBUSCAS readequou o seu posicionamento para explorar novas competências adquiridas ou incorporadas neste período, ampliando a oferta de produtos e serviços, tendo a principal percepção que a intensa aplicação de Tecnologia influencia cada vez mais a Transformação de qualquer negócio.


Por quê iBUSCAS?

Ao incluir a letra "i" na letra inicial do nome da empresa, busca-se a integração de três atributos de seu posicionamento:

Inovação

Capital intelectual não é um commodity. O conhecimento e a criatividade são diferenciais para gerar a Inovação e buscar crescimento com vantagem competitiva.

Interação

O mundo atual requisita produtos dinâmicos, que gerem Interação, para disponibilizar benefícios e auxiliar na execução de atividades essenciais, tanto das Organizações quanto das Pessoas.

Inteligência

O acesso à informação, reorganizado em conhecimento, gera Inteligência que permite avançar em novas formas e fronteiras da concepção de negócios, indo muito além dos limites tradicionalmente conhecidos.



Atualmente, as ferramentas ou Mecanismos de Buscas de Informação desempenham uma função muito superior às antigas bússolas do passado, pois, para se chegar a novos caminhos (buscar novos objetivos e atingir novos resultados), não se pode mais utilizar mapas antigos. Fica reiterado a importância cada vez mais estratégica deste setor.
Tendo esse propósito como a base de sua existência, o nome da empresa origina da palavra BUSCAS na língua portuguesa, que significa múltiplas maneiras de encontrar tudo que possa estar perdido ou que exista mais de um modo de ser encontrado. Em outros idiomas essa palavra significa: searches em inglês, búsquedas em espanhol, ricerches em italiano e recherches em francês.


Missão, Visão e Valores

Missão

Agrupar e organizar a Informação disponibilizada por diversos meios, com foco na Inovação, Interação e Inteligência, para torná-la de fácil acesso [a qualquer tempo, em qualquer lugar], contribuindo com a tomada de decisão e a entrega de benefícios para Pessoas, Organizações e Sociedade.

Visão

Contribuir no setor de Tecnologia & Sistemas de Informação, na criação de valor e geração de resultados para parceiros e colaboradores, com foco na sustentabilidade das relações.

Valores

Ética, Contribuição, Comprometimento, Valorização das Pessoas, Efetividade, Excelência, Responsabilidade Social.

Conheça também os Termos e Condições de Uso da rede de sites da empresa.

José Eduardo R Favaretto é Empreendedor no setor de Tecnologia de Informação (TI) e Pesquisador no campo de estudos de Sistemas de Informação (SI). Atua profissionalmente no mercado de tecnologia brasileiro desde 1987. Participou do início da operação da Internet comercial no Brasil (1995), com a estruturação e implantação prática de diversos projetos técnicos. Em 2005, fundou o iBUSCAS Internet Buscas Company com a missão de agrupar e organizar a Informação disponibilizada por diversos meios, com foco na Inovação, Interação e Inteligência, para contribuir com a tomada de decisão e entrega de benefícios para Pessoas, Organizações e Sociedade.

Favaretto cursa Doutorado em Administração de Empresas (Sistemas de Informação) pela FGV-EAESP (Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo), vinculado à Linha de Pesquisa de Administração, Análise e Tecnologia de Informação (AATI). É Mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (aprovado com distinção) e Administrador de Empresas graduado pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EBAPE RJ). Também cursou bons anos de estudos no Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo) e na Escola de Engenharia Elétrica da UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus de Ilha Solteira).
Atualmente, como Pesquisador na FGV-EAESP, dedica-se ao estudo acadêmico da Gestão da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) nas Organizações, com a pesquisa Medição do Nível do Estágio da TIC em Organizações (em andamento).